Thayná De Vasconcelos
4 min readDec 31, 2022

Hoje quis olhar pra trajetória desse ano que se encerra aqui e escrever sobre 2022, sobre recomeços. De fato eu não sou a pessoa mais extrovertida e que expõe todos os momentos que vivo em redes sociais, temo muito que esse meio tão poderoso tome mais espaço do que deveria em nós, mas eu acredito nas experiências que a vida nos entrega. Comecei esse ano com grandes dúvidas mas também com expectativas pelo que Deus poderia fazer. Foi um tempo de semear. Muitas vezes a gente espera que o tempo da semeadura seja cheio de festa e de risos, a palavra do senhor nos diz que são aqueles que semeiam com lágrimas, que colherão com cantos de alegria. A vida, não importa onde seja vivida está fadada a sempre nos trazer surpresas, momentos de prova, em que é preciso correr pros braços de Jesus e pedir que Ele nos dê mais fé, porque a que temos, é testada. Com esse ano aprendi tanto, senti tanto, chorei tanto, descobri tanto, vivi tanto, cresci tanto… acertei, errei, porque eu não sou perfeita, só existe Um que é. E mesmo que eu seja cristã, sou humana, e luto todos os dias contra a inconstância, a frieza espiritual, o medo do futuro, a ingratidão, a insuficiência… Precisei ser forte, e consegui não por mim, mas por uma força que vem de um Deus que conheço de perto, e que me sustenta, é o amor que ele tem por mim que me motiva todos os dias. Me deparei com inúmeros desafios, principalmente por estar vivendo em outro país, precisei me reinventar de diversas formas quando o choque cultural que vivi me atingiu de uma forma que eu não esperava, quando senti que não me encaixava em nenhum lugar com grupo nenhum, nas vezes que quis desistir, quando nos estudos, entendia muito pouco do que meus professores falavam, e nas noites em que estava debruçada em livros traduzindo tudo pra aprender, por fim aprendi, com muita disciplina, dois novos idiomas que hoje são essenciais, amanhã talvez não sejam, mas valeu a pena saber que fui capaz. Porque é justo que muito custe o que muito vale. Precisei ser forte para lidar com o inesperado e ainda mais com minhas emoções. Não posso descrever todas as situações vividas aqui. Mas dentre elas houveram também momentos lindos, conheci lugares que não imaginava, vi de perto coisas que pensava só existir nos filmes, conheci pessoas que me ensinaram muito, falei de Jesus e vi que não importa qual seja país, o continente, ou a cidade, Ele é o único que pode preencher o coração de todas as pessoas, não importa sua idade, sua condição social, sua nacionalidade. O filho de Deus veio salvar o Mundo! E eu não tinha noção da verdade transformadora que isso é. Só o evangelho tem poder pra salvar. Senti que Deus realmente esteve comigo em todos os momentos, nos que eu mais precisei e também quando tudo que eu via era minha dor. Jesus estava ao meu lado me sustentando com seu consolo amoroso, e esse é o mistério que nunca entenderei, a dimensão do Amor de Deus por seus filhos, e a certeza de que Ele estará comigo pra todo sempre. Aprendi ser mais grata em toda circustância. Aprendi do valor das pequenas coisas, que ser eu mesma é na verdade dom de Deus, que a única aprovação da qual preciso vem dEle. Aprendi a valorizar minha família. Comprovei, o essencial, não pode ser substituído. O caminho, muitas vezes pode ser árduo eu sei, mas com Jesus do nosso lado, a gente dá conta. É preciso saber acolher durante a caminhada, as alegrias e os presente que Deus nos oferece também, porque sem dúvidas, eles nos impulsionam. O Senhor me ensinou principalmente que certas circunstâncias Ele nos permite viver para que a nossa dependência esteja somente nEle, transformar nossa percepção, mostrar que é somente de seu amor que precisamos, para nos fazer mais fortes e conduzir com graça, sabedoria e humildade pelos caminhos que nos levarão a cumprir o seu propósito. Valerá a pena! Continue confiando nas promessas dEle. Quando você caminha com o Espírito Santo, ele te dá sabedoria para discernir suas escolhas e cumprir o seu chamado. Posso concluir esse texto- resumo com as palavras do salmista:

“ Deem graças ao Senhor, porque ele é bom!

O seu amor dura para sempre!

Deem graças ao Deus dos deuses.

O seu amor dura para sempre!

Deem graças ao Senhor dos senhores.

O seu amor dura para sempre!

Ao único que faz grandes maravilhas,

O seu amor dura para sempre!

Que com habilidade fez os céus,

O seu amor dura para sempre!

Que estendeu a terra sobre as águas;

O seu amor dura para sempre!

Àquele que fez os grandes luminares:

O seu amor dura para sempre!

O sol para governar o dia,

O seu amor dura para sempre!

A lua e as estrelas para governarem a noite.

O seu amor dura para sempre!”

Os anos passam. Mas o amor de Deus dura para sempre! Não sei como será o meu amanhã, á mim ele não pertence. Mas sei, que não há nada que eu queria mais, que viver a vontade de Deus pra mim, sonhar seus sonhos, ir onde Ele estiver, amar como Ele amou, e mesmo sendo tão falha, pela graça, ser instrumento nas mãos dEle e ser parte do que Ele está fazendo no mundo. Meu deseja pra 2023 é ser mais íntima de Jesus e aprender mais dEle, até que eu possa declarar que não sou eu, mas Ele que vive em mim! Deus é bom! E cantarei de sua bondade enquanto viver!

Que nesse ano que se inicia, o renovo seja em nossos corações, que você também queira viver os sonhos do Pai pra sua vida!

“ … É na certeza de que existe um Deus que cuida de mim, que posso prosseguir…”

Obrigada por ter lido até aqui, escrevi essas palavras como quem planta sementes! Que as lágrimas que você chorou esse ano, reguem o solo do próximo, que você venha colher muitos frutos!

Abençoado 2023!💛